Omitir los comandos de cinta
Saltar al contenido principal

Documentos

Geração de energia elétrica utilizando misturas de diesel e de combustivel alternativo obtido a partir do processo de conversão a baixa temperatura aplicado à resíduo petroquímico

Guimaraes, Roberto; Alves, Gilberto; Lisboa, Daniel; Albuquerque, Paulo de

UFF; LIGHT

O presente trabalho refere-se à caracterização e aplicação de combustível alternativo obtido através do Processo de Conversão a Baixa Temperatura aplicado a resíduo industrial gerado em estação de tratamento de efluente de indústria petroquímica.
Desenvolvida a partir de estudos sobre a viabilidade da produção de biodiesel a partir de lodo de estações de tratamento de esgotos na Alemanha na década de 80, a técnica de Conversão a Baixa Temperatura (Low Temperature Conversion – LTC) é um processo termoquímico, cujo principal objetivo é o de ampliar o ciclo de vida de passivos ambientais. A LTC vem sendo aplicada a diversas biomassas de origem urbana, industrial e agrícola, procurando-se por meio da conversão térmica transformá-los em produtos de potencial valor comercial. Dependendo do tipo de biomassa empregada no processo, são obtidas uma fração lipofílica (óleo) e um resíduo carbonáceo sólido (carvão) em proporções variáveis, além de uma fração hidrofílica e gases de conversão. O óleo é direcionada para estudos sobre a viabilidade de sua aplicação como combustível ou outros compostos de possível aplicação comercial (como graxas, lubrificantes, resinas, etc) enquanto o carvão é direcionado a estudos de sua ativação para que possa ser empregado como carvão ativo, além da possível utilização direta como energético.
Utilizou-se, no presente trabalho, misturas de diesel e de combustível alternativo no acionamento de um grupo motor-gerador, em diferentes regimes de operação. Os parâmetros físico-químicos: viscosidade; massa específica; poder calorífico; ponto de fulgor; ponto de fluidez; teor de cinzas; teor de enxofre e índice de cetano, foram avaliados para o diesel e para o combustível alternativo. Os resultados mostram a viabilidade de se utilizar misturas diesel-combustível alternativo no acionamento de grupo motor-gerador.

Fecha: 18/05/2006

Tamaño: 0,10 MB

Documento: PDF

Precio: 0,00 USD

Etiquetas
GeneraciónDieselCombustiblesLTC
Evento
LACGEC. Integración sustentable. Un desafío permanente

Lugar: Buenos Aires, Argentina

Fecha: 18/05/2006

Logo CIER

Blvr. Gral. Artigas 1040 / CP: 11300 / Montevideo - Uruguay
Tel.: (+598) 2709 0611 / Fax: (+598) 2708 31 93
secier@cier.org